O que siginifica Autoclave?

A autoclave é a ferramenta mais importante no processo de tratamento de madeira sob pressão. Aliada às soluções aquosas preparadas, criteriosamente, à base do ingrediente ativo Arseniato de Cobre Cromatado – CCA, formam juntas um sistema denominado Usina de Tratamento de Madeira – UTM.
A UTM utiliza da pressão produzida na autoclave para impregnar a solução preservante na porção permeável da madeira garantindo, dessa forma, maior durabilidade das peças contra o ataque de organismos xilófagos, tais como cupins, fungos apodrecedores e perfuradores marinhos.
O tratamento de madeira realizado por vácuo-pressão em autoclave possui as seguintes etapas:

  • Secagem: toda a madeira de pinus e eucalipto para serem preservadas por impregnação no sistema vácuo-pressão, devem possuir umidade inferior a 30%. A Preserva Sul utiliza da secagem natural e/ou por estufa, garantindo que o teor de umidade seja inferior ao limite.
  • Seleção da madeira: as peças de madeira a serem tratadas são selecionadas conforme a sua espécie (pinus ou eucalipto), dimensões e utilização. O padrão é seguido, pois as soluções preservativas são preparadas em concentrações diferentes para cada pinus e eucalipto, respeitando a finalidade das peças.
  • Circulação da solução: enquanto as peças são preparadas e selecionadas para o tratamento, a solução permanece em circulação constante para homogeneizar seus componentes, garantindo uniformidade na impregnação.
  • Carregamento das vagonetas: A madeira preparada e selecionada é acondicionada nas vagonetas e inserida no interior da autoclave.
  • Vácuo inicial: esta etapa do tratamento é de extrema importância, pois o vácuo inicial retira o ar existente no interior das células do alburno (parte permeável da madeira), dando espaço para a solução preservativa.
  • Inserção da solução: Sob a ação do vácuo, a solução de CCA é transferida para a autoclave.
  • Impregnação: Nesta etapa, a bomba de vácuo é desligada e, aciona-se a pressão. A impregnação ocorre dessa forma, sob elevada pressão, responsável por injetar a solução para o interior das células da madeira até a sua saturação.
  • Retorno da solução: Após o tempo de pressão necessária na fase de impregnação, a pressão exercida é aliviada e a solução não inserida retorna aos reservatórios, através do sistema de reciclo.
  • Vácuo final: a última etapa do tratamento consiste em retirar o excesso de solução que se encontra na superfície da madeira, evitando gotejamento do sobrenadante na área da UTM.
    O tratamento de madeira em autoclave é eficaz e garante que os produtos químicos preservativos penetrem profundamente nas peças, tornando-as resistentes aos organismos xilófagos. Isso é particularmente importante em aplicações ao ar livre, onde a madeira está sujeita a condições adversas.
    Vale ressaltar que o tipo de produto químico preservativo e o processo exato de tratamento podem variar de acordo com as regulamentações locais, a aplicação específica da madeira tratada e as preferências do fabricante. O uso de autoclaves em madeira tratada contribui significativamente para a durabilidade e longevidade dos produtos de madeira utilizados em diversas aplicações.

Mais posts

Lista de Orçamento0
Sua lista esta vazia
0